Translate

domingo, 30 de maio de 2010

A7V

Bundesarchiv_Bild_146-1971-092-24%2C_Westfront%2C_deutscher_Sturmpanzer Bundesarchiv_Bild_146-1974-050-12%2C_Westfront%2C_deutscher_Panzer_A7V GERMANTANK

Único tanque alemão produzido em série durante a Guerra, o A7V SturmPanzer-Kraftwagen entrou em combate apenas no final da guerra, em 1918, no período de março à outubro.Os Britânicos os apelidaram de “The Moving Fortres (Fortaleza Móvel)” devido à forma de seu casco; já os soldados Alemães o chamavam de “Monster”. Seu projeto ficou a cargo do capitão da reserva e engenheiro Joseph Vollmer e foram construídos pela Daimler-Motoren Gesellschaft. A tripulação era formada por 18 homens: Comandante, motorista, mecânico, mecânico/sinaleiro e doze soldados de infantaria (seis metralhadores e seis carregadores) e dois artilheiros para o canhão de 57 mm. Equipado com dois motores Daimler de 100hp/4cc, atingia uma velocidade máxima em estradas de 16 km/h, relativamente rápida comparado aos demais tanques da época. Porém sua capacidade de locomoção caia drasticamente quando se deslocava em terrenos off-r ad, com grandes chances de ficar preso em trincheiras, valas e terrenos com muita lama. Isto se devia a pouca distância entre o solo e seu chassi (40 mm) , seu design frontal e a largura de suas lagartas que eram muito curtas para seu tamanho. Outro agravante era que o motorista não tinha uma ampla visão, tendo um ponto cego em torno de 10 metros à frente do tanque. Seus pontos fortes eram: blindagem, o poder de fogo e a alta velocidade em terrenos abertos. O A7V foi usado pela primeira vez em combate no dia 21 de março de 1918 quando cinco tanques, sob o comando do Hauptmann Greiff, foram mobilizados ao norte do Canal St. Quentin. Três sofreram falhas mecânicas antes do início do combate, mas os dois restantes ajudaram a impedir um avanço britânico na área. Os A7V protagonizaram a primeira batalha entre tanques na história. Este embate ocorreu no dia 24 de abril de 1918 perto de Villers-Bretonneux/França, quando três A7V entraram em combate contra três Mark IV Ingleses resultando danos nos tanques de ambos os lados. Devido ao pequeno número de unidades produzidas (21) teve pouca influência no curso do conflito.

Peso: 30.000 kg
Comprimento: 7,34 m
Largura: 3,06 m
Altura: 3,35 m
Blindagem: 5-30 mm
Armamento Principal: 01 Canhão de 57mm, Cockerill-Nordenfelt
Armamento Secundário: 06 metralhadoras MG08/15 de 7,92mm
Autonomia: 60/70 km (estrada) - 30/35 km(off-road)

3 comentários:

  1. Este tanque serviu de inspiração para o ilustrador Ralph McQuarrie, criador dos veículos da série GUERRA NAS ESTRELAS, quando da concepção dos robôs imperiais AT-AT Imperial Walker. O tanque é exatamente igual ao corpo dos citados robôs, pode comparar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tião, realmente, o "corpo" do All Terrain Armored Transport (AT-AT) do filme se assemelha em muito com o A7V; muito boa observação.

      Excluir