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segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Caudron R.11

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Este foi um bombardeiro de reconhecimento de três lugares Francês construído pela Societé des Avions Caudron. Produzido em 1917 entrou em ação já no último ano da Guerra, em fevereiro de 1918. Como sua carga de bombas não muito grande teve mais ênfase em missões de escolta a outros bombardeiros com maior capacidade destrutiva. Era equipado com dois motores a pistão em linha Hispano-Suiza 8Bba de 215 hp (160 (kW) que lhe proporcionava uma velocidade máxima de 183 km/h. Tinha uma autonomia de vôo de 3 horas (600 km) e seu teto de serviço era de 5.950 m.  Como armamento possuía 05 metralhadoras Lewis de 7,7, sendo: 02 em um reparo móvel no cockpit frontal, duas em um reparo móvel no cockpit traseiro e uma em reparo fixo de tiro descendente no cockpit frontal; também tinha capacidade para levar 120 kg de bombas.

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 11,22 m
Envergadura: 17,92 m
Altura: 2,80 m
Área Alar: 54,25 m2
Peso: Vazio: 1.422 kg; Máximo Decolagem: 2.167 kg

sábado, 18 de dezembro de 2010

SMS Arpad

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O Arpad pertencia a classe de encouraçados Hapsburg (segundo de três navios) da Marinha Austríaca; foi construído em 1899, lançado em 1901 e cocluído em 1903. Em 1911/12 foi amplamente reequipado. Embora fosse razoavelmente bem protegido seu armamento pricipal era fraco. No entanto a bateria secundária era tão eficiente quanto qualquer encouraçado em operação na época. Foi um dos primeiros navios de guerra a depender, em grande parte, da eletricidade para o funcionamento dos canhões principais, guindastes e ventiladores. A propulsão era com dois eixos movidos por motores à vapor de expansão tripla alimentados por 16 caldeiras lhe porporcionando uma potência de 14.307 hp (10.669 kW).  Durante a Guerra participou do bombardeio de Ancona, em 23 de maio de 1915,  após a Itália ter declarado guerra às Potências Centrais. Após a segunda metade da guerra, e devido a escassez de carvão, foi usado com navio de defesa no porto de Pula. No final do conflito foi entregue a Inglaterra como troféu de guerra.

CARACTERÍSTICAS:
Tripulação: 638
Deslocamento: 8.965 toneladas
Comprimento: 114,80 m
Largura: 19,90 m
Velocidade: 19,65 nós (36,39 km/h)
Autonomia: 6.670 km
Blindagem: Cinta couraçada com 180-220 mm; Deck: 40 mm; Torres e Casamatas: 210-280 mm e Torre de Comando: 150mm.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ammiraglio di Saint Bon

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Lançado em 29 de abri de 1897, o Ammiraglio era um encouraçado compacto e fortemente defendido. Nau capitânia da Marinha Italiana, era um exemplo do ênfase que os projetistas navais Italianos da época davam a blindagem. Por exemplo, os canhões de 152 mm ficavam abrigados em uma bateria central blindada. Graças às melhorias na teconologia metalúrgica no final do século 19, o navio não teve a velocidade prejudicada em detrimento de sua robustez. Durante a Guerra ficou baseado em Veneza, para operações no  Mar Adriático. Sua propulsão era feita por duas máquinas a vapor de expansão tripla que moviam dois eixos proporcionando 14.000 hp; alimentado por 12 caldeiras. O armamento era composto por: 4 canhões de 254 mm , 8 canhões de 152 mm, 8 canhões de 120 mm, 6 canhões de 76 mm, 8 canhões de 47 mm, 2 metralhadoras e 4 lançadores de torpedos. Lema do navio: Cuduntur non contunduntur.

CARACTERÍSTICAS:
Tripulação: 565
Comprimento: 111,80 m
Largura: 21,70 m
Velocidade: 18,3 nós
Blindagem: Laterais: 254 mm; Deck: 80 mm; Torrres: 250 mm; Casamatas: 150 mm
Deslocamento: 10.156 toneladas