O F.B.5 (Fighting Biplane 5) foi a primeira aeronave Inglesa desenvolvida para levar uma metralhadora de disparo na parte frontal e também o primeiro avião projetado no mundo com o perfil para o combate aéreo. O Gunbus, como era chamado, tinha a configuração denominada pusher - seu motor era localizado a frente da hélice - e, como tal, tinha o motor e a hélice atrás do piloto e do observador, em uma nacela central. Esse formato exigiu que a estrutura da cauda do avião fosse reforçada para aumentar sua resistência, porém diminui o desempenho e, também, causava dificuldade para estabilizar e manter a aeronave no ar. Este modelo teve 224 unidades construídas pela Vickers Ltd. entre os anos de 1914 e 1915. A arma é uma metralhadora Vickers .303 (7,7 mm) operado pelo observador. Foram utilizados pelo Royal Flying Corps Inglês e pela Aéronautique Militaire Francesa. |
Peso: 553 kg, vazio; 930 kg, carregado Propulsão: 10 Motor Gnome Monosoupape de 100 hp (75 kW) de 9 cilindros Comprimento: 8,28 m Razão de Subida: 1.524 m em 16 min Altura: 3,51 m Envergadura: 11,13 m Área Alar: 35,50 m2 Velocidade: 113 km/h Autonomia: 340 km (4h 30min) Teto de Serviço: 2.743 m |
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