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domingo, 8 de maio de 2011

Vicker F.B.5

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O F.B.5 (Fighting Biplane 5) foi a primeira aeronave Inglesa desenvolvida para levar uma metralhadora de disparo na parte frontal e também o primeiro avião projetado no mundo com o perfil para o combate aéreo. O Gunbus, como era chamado, tinha a configuração denominada pusher - seu motor era localizado a frente da hélice - e, como tal, tinha o motor e a hélice atrás do piloto e do observador, em uma nacela central. Esse formato exigiu que a estrutura da cauda do avião fosse reforçada para aumentar sua resistência, porém diminui o desempenho e, também, causava dificuldade para estabilizar e manter a aeronave no ar.  Este modelo teve 224 unidades construídas pela Vickers Ltd. entre os anos de 1914 e 1915. A arma é uma metralhadora Vickers .303 (7,7 mm) operado pelo observador. Foram utilizados pelo Royal Flying Corps Inglês e pela Aéronautique Militaire Francesa.

Peso: 553 kg, vazio; 930 kg, carregado
Propulsão: 10 Motor Gnome Monosoupape de 100 hp (75 kW) de 9 cilindros
Comprimento: 8,28 m
Razão de Subida: 1.524 m em 16 min
Altura: 3,51 m
Envergadura: 11,13 m
Área Alar: 35,50 m2
Velocidade: 113 km/h
Autonomia: 340 km (4h 30min)
Teto de Serviço: 2.743 m

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